domingo, 22 de fevereiro de 2015

SKY TRAN O SISTEMA DE VEÍCULOS A LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

SKY TRAN O SISTEMA DE VEÍCULOS A LEVITAÇÃO

 MAGNÉTICA, JÁ É UM REALIDADE E COMEÇA A SER

 TESTADO EM ISRAEL

As grandes cidades do mundo padecem diariamente dos efeitos uma densidade altíssima de veículos circulando pelas ruas; uma situação, que, longe de melhorar, piora a cada ano. Com um horizonte sem grandes expectativas e repleto de promessas, a empresa norte-americana SkyTran parece ter chegado para oferecer as primeiras alternativas concretas, viáveis e reais para o problema. Trata-se de um meio de transporte público inovador, baseado na levitação magnética, que consiste no desenvolvimento de uma via de trânsito elevada, através do qual circulariam veículos leves, como cápsulas espaciais, transportando até duas pessoas a velocidades que alcançariam os 240 km/h.
Finalmente, após propostas infrutíferas de um projeto-piloto em diversos países, Israel decidiu testar esse sistema de transportes inovador. E os resultados serão fundamentais para a sua aplicação em outros países. O projeto prevê a instalação de uma rede fechada, de 500 metros de extensão, na sede da empresa israelita Aerospace Industries. Se tudo der certo, será montada uma rede comercial, que permitirá transportar passageiros em Tel Aviv de ponta a ponta.
O sistema é completamente automatizado: qualquer passageiro pode solicitar um veículo de seu smartphone para que seja buscado em uma estação específica. No total, estima-se que 12 mil pessoas poderão viajar por hora em cada monotrilho. E esse número cresce exponencialmente, à medida que forem adicionados mais trilhos.